Parcão é inaugurado na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) de Itajaí

Espaço conta com brinquedos e ampla área para os pets
Data de inclusão: 15/03/2024 18:28

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) inaugurou nesta sexta-feira (15) o Parcão - um espaço de lazer para os animais que estão na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA). Entre cachorros, gatos e cavalos, são mais de 400 bichos que estão à espera de um novo lar.

O momento foi celebrado com autoridades e estudantes da Escola Básica João Paulo II, que fazem parte do programa “Minha Escola é o Bicho” e estavam presentes. O Parcão, construído ao lado da estrutura da UAPA, é um espaço fechado com brinquedos e destinado apenas aos animais que estão provisoriamente na unidade.
Idealizado para promover o bem-estar dos animais, o local é uma forma de proporcionar diversão a eles. “Esses animais que aqui estão foram vítimas de abandono, de maus-tratos e nós queremos dar a eles a alegria de poder brincar e correr livremente neste espaço”, destaca Mario Cesar Ângelo, diretor presidente do INIS.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do vice-prefeito, Marcelo Sodré, que ressaltou a importância de ter um animal de estimação. “Todos nós já tivemos um animalzinho, eu lembro de todos que tive e dar a eles carinho e cuidado é o que queremos. Aqui estão animais que já sofreram muito, o que nós queremos é que tenham a oportunidade de adoção, enquanto isso não ocorre, eles podem se divertir aqui na unidade”, pontuou.

Profissionais da UAPA organizam pequenos grupos de cães que têm mais afinidade para ficar por determinado tempo no espaço de brincar. Segundo Andreia Paula Resch, diretora de Defesa e Proteção Animal do INIS, a experiência tem sido agradável para os animais. “Nossos colaboradores já realizavam passeios com os animais pelas redondezas para tirar eles das baias. Agora com o Parcão fica mais fácil deixá- los à vontade e felizes”.

Estudantes colorem espaço e brincam com animais

Durante a inauguração do espaço, os estudantes que participam do programa “Minha Escola é o Bicho” foram convidados a registrar a passagem deles nos muros do Parcão. Divididos em grupos, eles deixaram a marca das mãos pintadas no muro colorido e cheio de palavras que remetem ao cuidado e carinho com os animais.
A experiência foi uma diversão para a garotada, que também pôde brincar com um grupo de cães na estrutura do Parcão e depois receberam presentes da Dalpet, empresa patrocinadora e que apoia diversas ações realizadas com os animais em Itajaí.

Feiras de adoção responsável

A UAPA promove a adoção responsável de animais em feiras externas, que são realizadas no primeiro e terceiro domingo do mês. Além disso, os interessados em fazer a adoção responsável, podem ir até a unidade, que fica na rua Manuel Bernardes, s/n°, bairro Itaipava. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.