Circulação de cães e gatos nas praias de Itajaí deve ser evitada

Secretaria da Saúde e FAMAI alertam para o perigo de transmissão de doenças através dos animais
Data de inclusão: 11/01/2017 15:33

As altas temperaturas do verão são um convite para população itajaiense desfrutar das belas praias da cidade. Mas, atenção: a visita às praias deve ficar reservada apenas para os humanos. Levar animais para as areais é um problema não só para os próprios bichos, que podem ter as patas queimadas, como também para as pessoas que frequentam o local.

As fezes dos animais podem conter parasitas intestinais que, em contato com as pessoas, provocam dores abdominais, gases, vômito, diarreia e perda de apetite. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Itajaí, da Secretaria Municipal de Saúde, recomenda que os cães circulem apenas pelas calçadas da praia e, de preferência, utilizando coleiras. “Os proprietários também devem ficar atentos para o recolhimento das fezes dos animais”, explica Sandra Regina Batista Ávila, Diretora da Vigilância Epidemiológica.

Outra doença perigosa que é transmitida pelos cachorros é o bicho geográfico. A contaminação ocorre caso o parasita, também presente nas fezes dos animais, penetre na pele através de feridas ou cortes. Os principais sintomas são coceira e vermelhidão e o tratamento deve ser feito com orientação de um dermatologista.

Recolhimento de animais na praia

A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI) é o órgão responsável pelo recolhimento de animais abandonados que circulam pela praia. O Superintendente da FAMAI, Victor Valente Silvestre, alerta que animais que se encontram com os respectivos donos não podem ser coletados no local. “Nós ainda não temos previsão legal para aplicar qualquer sanção contra o dono que leva o seu cachorro pra praia”, explica.

É importante salientar que, no ambiente urbano, a FAMAI só recolhe animais abandonados que oferecem algum risco para a saúde dos humanos, como animais doentes ou feridos. Já na praia, como qualquer cachorro pode ser transmissor de doenças, essa regra não se aplica e todos os bichos abandonados são coletados. “O cachorro passar a ser um risco potencial na praia”, conclui Victor.

As denúncias de abandono de animais, tanto nas praias quanto no ambiente urbano, podem ser feitas pela população no telefone da FAMAI (3341-8130).

FAMAI
Victor Valente Silvestre (Secretário)

Celso Luiz Dallagiustina (Secretário)

Tamara Belizario