Mutirão Juntos Pelo Rio e oficinas ambientais acontecem neste sábado (23)

Atividades visam combater o lixo nos rios, o mosquito transmissor da dengue e sensibilizar a população
Data de inclusão: 19/03/2024 17:25

O tradicional evento em alusão ao Dia Mundial da Água (22 de março), o Mutirão Juntos Pelo Rio e contra o Aedes Aegypti, será realizado neste sábado (23), juntamente com oficinas ambientais gratuitas. Qualquer pessoa pode participar das atividades educativas, que ocorrerão das 8h30 às 12h, em frente à Associação Náutica de Itajaí (ANI). Já para o mutirão de limpeza é necessário fazer inscrição (clique aqui). Esta é a 11ª edição do evento realizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa.

Como em todos os anos, além do mutirão para recolhimento de resíduos às margens dos rios e encostas, o Juntos Pelo Rio promove também oficinas ambientais. Serão seis atividades educativas diferentes disponíveis à população gratuitamente a partir das 8h30. Não é necessário realizar inscrição prévia para participar. Confira a lista completa de oficinas ao final da matéria.

Já para o mutirão nas margens dos rios é necessário fazer inscrição. Todos os participantes receberão um kit, café da manhã e também será disponibilziado repelente. Após o evento, os inscritos receberão certificado de participação. O mutirão terá quatro locais de saída: Marina Itajaí, Molhe da Praia do Atalaia, Itamirim Clube de Campo e ao lado da Prefeitura de Navegantes.

Oficinas Mutirão Juntos Pelo Rio

1) Plásticos: do problema a solução
A oficina de educação ambiental oferece uma visão sobre a problemática dos resíduos plásticos e sua disseminação descontrolada pelos diferentes compartimentos ambientais. Os participantes são apresentados a formas criativas de reutilizar os plásticos, transformando-os em recursos valiosos. Realização: Univali

2) Reciclagem animal e sustentabilidade: O Poder da Transformação
O stand apresentará atividades interativas, educativas e práticas demonstrando o processo de reciclagem animal, que inclui a transformação de subprodutos da indústria animal em materiais úteis e sustentáveis, como biodiesel, fertilizantes orgânicos e alimentos para animais. Realização: Farol

3) Espaço de Sustentabilidade
Estrutura montada em parceria com o Itajaí Lixo Zero, INIS, ATL Global, Agenda 21 e DC Logistics. No local haverá: Demonstração de métodos de compostagem em banner, Minhocário, Exposição Mar à dentro, Materiais sobre a correta separação de resíduos sólidos, Materiais sobre a fauna marinha, Distribuição de Sementes de Crotalária e Doação de Mudas.

4) Recicle seus Hábitos
Ação socioambiental com o objetivo de sensibilizar os participantes para que possam colher os frutos da leitura. Abordagem por meio da Amarelinha Pedagógica e livro de atividades sobre reciclagem, coleta seletiva e cuidados com a dengue. Realização: Gaia Coworking

5) Aprendendo com o Mar
Oficina sobre a biodiversidade marinha e consequências dos resíduos nos organismos.

6) Oficina sobre reaproveitamento de materiais e reciclagem
Será abordado o problema do lixo no mar, sob a perspectiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Serão apresentados materiais feitos a partir de garrafas pet e será ensinado a fazer fio, abraçadeiras e ganchos a partir destas garrafas. Além disso será mostrado como reaproveitar o plástico em consertos emergenciais e peças de artesanato feitas a partir de tampas. Realização: ICMBio/CEPSUL

Quem apoia o evento:
Promovido pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e Semasa, o 11º Juntos Pelo Rio tem apoio dos seguintes órgãos de segurança, empresas e instituições: Defesa Civil, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Gerência de Controle de Zoonoses, Recicla Itajaí, Ambiental, Marina Itajaí, Itamirim Clube de Campo, Univali, Marinha do Brasil, Associação Náutica de Itajaí (ANI), Agenda 21, Codetran (Edutran), Guarda Municipal Ambiental, Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Portonave, Associação de Surf Praias de Itajaí, Maersk, Mattel, Aliança, Nauterra, BR Partners, Braskarne, OL Logística, Itajaí Lixo Zero, ATL Global, Panacéia, Barra do Rio, Qualitylog, Valle Ambiental, Trocadeiro, Praticagem (Itajaí e Navegantes Pilots), Cronos Logistics, Vale Safe, Anjos da Vida, Poly, Klabin, Farol, Bonet, Eroma, Projeto Rumo, Ambipar Response, Gaia Coworking, Allber, Allog, Instituto Crescer, MSC, Medlog, NavShip, Credifoz, Minister, Ecolitoral, Sacolão Direto do Campo, NGI SUL, IFSC, Equilibrios, VS Operador Logístico, Inova Despachos Aduaneiros, SC Portos e ICMBio/CEPSUL.

Mutirão Juntos Pelo Rio e oficinas ambientais acontecem neste sábado (23)