Viveiro Municipal de Mudas Nativas

Inaugurado em 2006, o Viveiro Municipal de Mudas Nativas é parte integrante da estrutura do Instituto Cidade Sustentável (ICS) estando sob a coordenação da Diretoria de Gestão Ambiental. Atualmente, as atividades do viveiro estão voltadas para a produção de mudas de árvores, prioritariamente de espécies nativas da Mata Atlântica.

As mudas produzidas no Viveiro Municipal são utilizadas para a recuperação de áreas públicas degradadas, arborização urbana e espaços públicos como escolas, centros de saúde, entre outros, e doação para a comunidade.

Atualmente, a estufa tem capacidade de produção de aproximadamente 20 mil mudas de árvores no sistema de tubetes. Hoje são produzidas mais de 100 espécies distintas, algumas constantes da lista de espécies ameaçadas e/ou vulneráveis a extinção como, por exemplo, a Campomanesia reitziana (gabiroba crespa) e Euterpe edulis (palmito-juçara).

Também são produzidas espécies herbáceas, arbustivas e arvoretas exclusivas da vegetação pioneira de influência marinha (restinga) para atender ao Projeto de Recuperação Ambiental das dunas costeiras da Praia Brava.

Espécies como a Canavalia rosea, Ipomoea pes-caprae, Cordia curassavica, Sophora tomentosa, Eugenia catharinae, Schinus terebinthifolius, Opuntia monacantha, Erythroxylum argentinum, Dodonaea viscosa, Guapira opposita tem suas sementes coletadas em remanescentes localizadas na própria Praia Brava. As mudas produzidas no viveiro são posteriormente plantadas nas áreas onde se identificam necessidades de intervenção visando à recomposição e enriquecimento vegetal.

Venha nos visitar!

Endereço: R. Osvaldo Bertemes, 144 - Fazenda, Itajaí - SC, 88306-018