FAMAI realiza primeira Trilha das Estrelas no Parque da Atalaia

Projeto também será aberto a população
Data de inclusão: 10/07/2017 14:40

Um ambiente natural no período noturno pode proporcionar novas formas de percepção. Animais emitem sons, a mata ganha novos cheiros e há possibilidades infinitas de sentir a natureza através do tato. Isso foi o que os integrantes de quatro grupos de escoteiros de Itajaí puderam constatar na noite da última sexta-feira (7). A Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI), em parceria com o Projeto na Mata, realizaram uma trilha noturna na Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal do Atalaia.

Batizada de “Trilha das Estrelas”, participaram da primeira trilha os grupos de escoteiro do Mar Almirante Tamandaré, Imaruí, Lauro Muller e Padre Pedro Baron. Acompanhados pelo Biólogo Carlos Henrique Gonçalves do Projeto na Mata e pela Engenheira Ambiental Jamilli Girardi da Diretoria de Educação Ambiental e Unidades de Conservação da FAMAI, durante a atividade os escoteiros aprenderam mais sobre assuntos referentes à importância do bioma Mata Atlântica, as vegetações nativas e as espécies de animais que habitam o Parque.

A realização de uma atividade noturna é uma boa opção para a população que tem interesse em aprender mais sobre o ambiente natural noturno. Segundo a FAMAI, é necessário buscar ações de educação ambiental que tenham por objetivo incentivar o uso consciente de locais de preservação. O projeto será aberto há outros grupos e em breve, a população poderá participar da Trilha das Estrelas.

O Parque Natural Municipal do Atalaia foi criado no ano de 2007 sendo uma Unidade de Conservação enquadrada na categoria de proteção integral. Abrange 19,5 hectares de floresta nativa protegida em meio a área central do município de Itajaí. O morro do Atalaia possui 150 metros de altitude e do alto do mirante é possível ter uma visão panorâmica da cidade de Itajaí, com vistas para as praias e o molhe, assim como a foz do Rio Itajaí-Açú e região central da cidade.
FAMAI

FAMAI realiza primeira Trilha das Estrelas no Parque da Atalaia