Cadastro para castração gratuita de animais passa a ser digital em Itajaí

Responsáveis deverão iniciar o processo via Aprova Digital
Data de inclusão: 08/03/2024 14:29

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) realizou melhorias no processo para castração gratuita de animais. A partir de agora, os responsáveis pelos pets deverão realizar o cadastro para a fila única através do sistema Aprova Digital. A medida visa dar mais transparência e agilizar o atendimento do procedimento, que é realizado pelos profissionais da Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA).

Todo processo ocorrerá de maneira on-line através do site https://itajai.aprova.com.br, no qual os documentos (identificação, comprovante de endereço e renda) deverão ser anexados.

O serviço de castração de cães e gatos é gratuito e disponibilizado exclusivamente para moradores de Itajaí. Os interessados devem comprovar renda de até três salários mínimos por família, conforme determina a Lei Municipal n° 7.483/ 2023 e o decreto n° 13.100/ 2023.

Para auxiliar nos agendamentos, o INIS disponibilizou um servidor público para realizar o atendimento da população. “Se o tutor não tiver computador com acesso a internet ou tiver dúvidas para fazer o cadastro, basta vir até o INIS que a nossa equipe vai auxiliar nesse processo de inscrição para agilizar o atendimento”, informa o diretor presidente Mario Cesar Angelo.

Depois que o cadastro é feito, o tutor deve aguardar o período de análise dos documentos. Se estiverem em conformidade, a equipe da UAPA entrará em contato para agendar o procedimento. “Se o tutor fizer o cadastro em março, depois de analisar a documentação, a equipe da UAPA vai entrar em contato durante o mês para agendar o procedimento. Com dia e horário marcados, o tutor deve ir até a UAPA com o animal para fazer a castração”, pontua Andreia Paula Resch, diretora de Defesa e Proteção Animal do INIS.

Os tutores interessados na castração ou com dúvidas relacionadas ao cadastro podem entrar em contato pelo telefone (47) 3348-8031. O INIS fica localizado na avenida Vereador Abrahão João Francisco, nº 2600, Edifício Cristine, no bairro Dom Bosco. O atendimento ocorre das 13h às 19h.

Dúvidas relacionadas a castração, o contato deve ser feito via Whatsapp pelo número (47) (47) 99915-7777. A UAPA está localizada na rua Manuel Bernardes, s/nº, no bairro Itaipava.

Cadastro para castração gratuita de animais passa a ser digital em Itajaí