Profissionais da cozinha e da limpeza das unidades escolares participam de capacitação ambiental

Iniciativa deve reunir cerca de 600 trabalhadores nesta quinta (25) e sexta-feira (26) na Secretaria de Educação
Data de inclusão: 25/01/2024 15:31

Cerca de 600 profissionais da cozinha e da limpeza das 118 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Itajaí participam de mais uma capacitação ambiental sobre a importância do gerenciamento dos resíduos sólidos. O encontro ocorre no auditório da Secretaria de Educação nesta quinta (25) e sexta-feira (26), no período vespertino. A iniciativa da Educação, SEPAT, Minister, Instituto Itajaí Sustentável (INIS) e Ambiental objetiva promover a gestão de resíduos sólidos nas escolas municipais de Itajaí. O projeto está no terceiro ano e já colhe bons resultados.

Segundo relatório realizado pelo INIS, Secretaria de Educação e Ambiental, no ano passado 89% das unidades realizaram a separação correta dos resíduos na cozinha; 95% lavaram os materiais recicláveis (como caixas de leite e garrafas de iogurte) antes da destinação para a reciclagem e 85% possuem contentores separados para orgânicos e recicláveis na área administrativa.

“Os números são muito positivos considerando que iniciamos esse trabalho de conscientização ambiental em 2022. Para este ano, queremos mais, pretendemos chegar a 100% dos resíduos separados e destinados corretamente aos locais de descarte. Todas as nossas unidades de ensino estão preparadas para separar os resíduos e, assim, estimular as boas práticas já no início de mais este ano letivo”, destaca a supervisora de educação ambiental da Secretaria de Educação de Itajaí, Adriana Bandeira.

Cleide Cristina Taborda é zeladora do Centro de Educação Infantil Rosete Palmeira Silva, no bairro Fazenda, há 9 anos. Ela tem visto na prática a mudança que o projeto tem promovido na unidade de ensino. “Antes a gente colocava tudo junto e misturado. Agora nós temos um saco de lixo preto para o orgânico e um azul para o reciclável. Todo mundo está mobilizado neste movimento e já não admitimos mais a mistura de forma alguma. Estar aqui hoje nesta capacitação é mais uma forma de adquirir novas informações para fazer cada vez mais correto lá dentro da nossa unidade”, enfatiza a zeladora.

O projeto é desenvolvido e acompanhado durante o ano com visitações semestrais nas unidades de ensino para verificação das atividades na prática. Com isso, é possível tirar dúvidas, conferir de perto os avanços, além de orientar e esclarecer questionamentos. O acompanhamento do projeto nas escolas e centros de educação inicia em março. O gerenciamento de resíduos sólidos é mais um compromisso do Município de Itajaí com a comunidade e com o meio ambiente.

“O meio ambiente agradece e a gente também, porque assim como eu, que gosto de reutilizar materiais com o meu crochê e o meu bordado, tem muitos profissionais que dependem da reciclagem. Todos saem ganhando com a separação correta dos resíduos”, comemora Cleide Taborda.