Exposição Mar Adentro e Trilha das Cotias estão na programação do Sesc Verão 2024

Serão realizados também Mutirão de Limpeza e Feira de Doação de Mudas
Data de inclusão: 22/01/2024 14:12

O Instituto Itajaí Sustentável, através da Diretoria de Gestão Ambiental, preparou uma programação especial para o projeto Sesc Verão 2024. As atividades ocorrem de 25 de janeiro a 03 de fevereiro, na Praia do Atalaia e nos Molhes da Barra.

As atividades relacionadas ao meio ambiente iniciam na sexta-feira (26) com a reabertura da Trilha das Cotias, que fica localizada no Parque Natural Municipal do Atalaia. Durante a programação do evento, serão realizadas quatro trilhas: sexta-feira (26), com saídas às 8h30 e às 9h45, e no sábado (27), com saídas às 8h e às 8h30.

A trilha tem o limite de 10 participantes por horário. Os interessados devem entrar em contato com o Viveiro Municipal, através dos números (47) 3349-7255 (ligações) e (47) 98858-9453 (WhatsApp), para fazer o agendamento.

O ponto de encontro dos participantes na sexta-feira (26) será o Mirante Água que fica no Parque Municipal do Atalaia, localizado na rua Lila Heusi, no bairro Fazenda. Já no sábado (27), a saída será do Centro de Educação Ambiental (CEA), na Praia do Atalaia.

O percurso de aproximadamente 460 metros de extensão da Trilha das Cotias leva as pessoas ao conhecimento de uma das florestas mais ricas em diversidade de vida no planeta, a Mata Atlântica. O passeio guiado proporciona ainda educação ambiental e lazer ao ar livre.

Em média, a caminhada tem a duração de uma hora, entre a ida e a volta, e o grau de dificuldade é considerado moderado. Apesar de o caminho não ser longo, a trilha é íngreme e exige esforços.

Exposição Mar Adentro, Feira de Mudas Nativas e Limpeza de Praia

Além da reabertura da Trilha das Cotias, os profissionais irão apresentar elementos da exposição “Mar Adentro - Juntos Pelos Direitos dos Oceanos” , que recebeu a visita de mais de 50 mil pessoas durante a The Ocean Race Itajaí. A iniciativa traz de maneira lúdica e interativa a problemática dos oceanos que impactam a vida de todo planeta e também como cada um pode contribuir para melhorar o meio ambiente.

Durante a programação do Sesc Verão também haverá a Feira de Doação de Mudas Nativas para toda população. No sábado (03), acontecerá um mutirão de limpeza na Praia do Atalaia. Toda comunidade é convidada a participar da ação.

Confira a programação do INIS durante o projeto Sesc Verão 2024:
(Sujeita a alterações em caso de chuvas)

Exposição Mar Adentro
Datas: 29 a 31 de janeiro, das 14h às 17h
01 e 02 de fevereiro, das 10h às 17h
03 de fevereiro, das 8h às 12h
Local: Molhes da Barra - Tenda Sustentabilidade

Trilha das Cotias
Data 1: 26 de janeiro, às 08h30 e às 09h45
Local: Início da trilha no Mirante Água do Parque Natural Municipal do Atalaia - Percurso ida e volta

Data 2: 27 de janeiro, às 8h e às 8h30
Local: Início da trilha no Centro de Educação Ambiental (Praia do Atalaia) - Percurso ida e volta
OBS: É recomendado que os participantes usem roupas leves e calçados adequados para a trilha, além de levar água.

Feira de doação de mudas nativas
Datas: 29 a 31 de janeiro, das 14h às 17h
01 e 02 de fevereiro, das 14h às 17h
03 de fevereiro, das 8h às 12h
Local: Molhes da Barra - Tenda da Sustentabilidade

Limpeza da Praia
Data: 03 de fevereiro, das 8h às 10h
Local: Molhes da Barra

Sobre o Sesc Verão 2024:
O Projeto Sesc Verão ocorre entre os dias 25 de janeiro e 03 fevereiro, com diversas atividades esportivas, de lazer, cultura, recreação infantil e entretenimento 100% gratuito ao público. O evento busca proporcionar um ambiente de integração social e inclusão aos participantes. A iniciativa conta com apoio do Município de Itajaí, por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL) e das Secretarias de Saúde, Segurança e Obras e o Instituto Itajaí Sustentável (INIS).