Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Educação Ambiental

Educação Ambiental

A Diretoria de Unidades de Conservação e Educação Ambiental é responsável por gerir e fiscalizar as Unidades de Conservação Municipais, bem como viabilizar a execução da Política Municipal de Educação Ambiental.

A Educação Ambiental é um importante instrumento que pode contribuir com as mudanças de valores e atitudes, necessárias à melhoria da relação das sociedades humanas com o ambiente natural, visando tornar possível a adoção de um processo de desenvolvimento que seja economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente sustentável.
Em conformidade com a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99) e a Política Estadual de Educação Ambiental (Lei nº 13.558/05), o município de Itajaí promulgou, em 16/03/2010, a Lei nº 5.470, que instituiu a Política Municipal de Educação Ambiental. Esta lei instituiu o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental que é composto por representantes governamentais e não governamentais nomeados pelo Decreto Municipal nº 10.147 de 22 de novembro de 2013. A FAMAI também participa do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 07 de Santa Catarina – GTEA RH07. A FAMAI realiza campanhas de educação ambiental, juntamente com outras instituições e empresas do município. Os eventos são realizados conforme a demanda por algum tema específico ou em datas específicas como: Dia Mundial da Água (22 de março), Semana do Meio Ambiente (1ª semana de junho), Semana da Água (setembro) e Limpando o Mundo (data móvel). Anualmente são estabelecidos os temas de cada evento, as estratégias e a programação. As instituições envolvidas se reúnem e dividem as responsabilidades. As atividades mais frequentes são palestras, trilhas, oficinas e visitas monitoradas voltadas principalmente para escolas. Geralmente são produzidos materiais de divulgação como camisetas, flyers, banners, folders, etc.  

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2017- Município de Itajaí