Parque do Atalaia e Viveiro de Mudas recebem visitas de alunos

Atividades foram organizadas pelo Instituto Cidade Sustentável
Data de inclusão: 10/07/2019 14:11

O Instituto Cidade Sustentável (ICS) realizou, na segunda-feira (8), duas atividades de educação ambiental no Município de Itajaí. Cerca de 30 alunos do 5º ano do Colégio Unificado participaram da visita guiada ao Parque Natural Municipal do Atalaia. Já o Viveiro Municipal de Mudas Nativas recebeu 25 crianças e duas professoras do Colégio Bom Jesus. As ações proporcionaram conhecimentos sobre a fauna e flora dos locais.

> Leia mais notícias sobre Meio Ambiente

Na visita ao Parque do Atalaia, um educador ambiental explicou sobre as espécies de árvores nativas e os animais que habitam o espaço. A atividade proporciona a aproximação e conexão com o meio ambiente.

Durante a visita ao Viveiro, as crianças entenderam como ocorre a germinação das sementes na estufa e puderam acompanhar os diferentes estágios de crescimento. Além disso, conheceram mais do local que conta com diversas espécies de árvores nativas brasileiras, como o pau-brasil.

As visitas têm o objetivo de despertar o interesse das crianças e da comunidade pelo meio ambiente e a preservação, por meio de atividades em contato com a natureza. A educação ambiental é um ponto-chave para a formação infantil e conscientização dos cidadãos.

Sobre os locais

O Parque Natural Municipal do Atalaia fica localizado na rua Lila Heusi, bairro Fazenda, e está aberto todos os dias para visitação gratuita das 8h às 18h. O local dispõe de uma trilha de aproximadamente 600 metros para caminhada até o mirante. São onze metros de altura do mirante para observar a cidade e as praias. A Unidade de Conservação possui placas explicativas sobre as espécies encontradas no Parque.

Os pais podem levar as crianças para piqueniques e outras atividades no playground de madeira. Além destas atividades, o local dispõe de bancos e banheiro químico. Para aproveitar a aventura com segurança, o Instituto orienta o público para utilizar roupas e calçados confortáveis, levar repelente e protetor solar.

O Viveiro Municipal de Mudas Nativas está localizado na rua Osvaldo Bertemes, 144, bairro Fazenda. O espaço público atende com agendamento antecipado para visitas guiadas a colégios e instituições interessadas, realizadas por profissionais da área.

___
Informações adicionais: