Ações ambientais de junho aumentaram a participação da comunidade

Mês foi o que contou com o maior número de doação de mudas
Data de inclusão: 03/07/2019 16:11

Junho contou com várias ações ambientais organizadas pelo Instituto Cidade Sustentável (ICS). No início do mês, foi realizada a Semana do Meio Ambiente, que enfatizou a importância da preservação e proporcionou diversas atividades aos cidadãos (saiba mais). O destaque ficou com por conta da Feira de Doação de Mudas de Árvores Nativas, que doou o maior número de plantas desse ano: 1.809.

> Leia mais notícias sobre Meio Ambiente

Foram realizadas duas feiras ao longo do mês de junho. A primeira foi no Residencial São Francisco de Assis, no bairro Espinheiros, e outra no São Vicente, no pátio da Igreja Santuário da Família. Moradores e instituições da cidade procuraram pelas mudas de árvores produzidas no Viveiro Municipal.

A Feira de Mudas que ocorreu na igreja fez parte da Ação Social em comemoração aos 14 anos da Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi). Foram doadas 136 mudas de oito espécies diferentes. As mais retiradas pelos moradores foram jabuticaba, araçá vermelho e pitanga.

Houve também o plantio de 94 mudas de árvores, todas com mais de um metro e meio de altura, em espaços públicos de Itajaí. Os locais arborizados foram a avenida Contorno Sul (61 mudas), Escola Maria Rosa Heleno (11 mudas), EEB Nereu Ramos (17 mudas) e CEI Graziela Vieira (5 mudas). Outras 111 mudas de espécies da restinga foram plantadas na Praia de Cabeçudas para a recuperação ambiental.

Além disso, os dias ensolarados de junho contribuíram para o aumento considerável de visitas ao Parque Natural Municipal do Atalaia. Ao todo, 3.606 visitantes puderam apreciar as belezas naturais da área de preservação. O feriado de Corpus Christi (20) contabilizou o maior número diário de visitas, com 583 pessoas.

Já no dia 29 (sábado), ocorreu o campeonato de surf na Praia Brava organizado pela Swell Eventos. O evento contou a parceria do Instituto, que neutralizou as emissões de gases que causam o efeito estufa com a doação de 50 mudas de árvores nativas.

As iniciativas ecológicas foram organizadas pelo Instituto Cidade Sustentável, por meio da Diretoria de Gestão Ambiental e do Viveiro Municipal de Mudas Nativas.

Instituto Cidade Sustentável

Ações ambientais de junho aumentaram a participação da comunidade