Itajaí realiza Feira de Doação de Mudas na quarta-feira (17)

Horário para retirada será das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h
Data de inclusão: 15/04/2019 11:19

A Feira de Doação de Mudas de Árvores Nativas, já tradicional em Itajaí, terá uma nova edição na quarta-feira (17). Das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, a população poderá retirar as mudas gratuitamente. A ação será realizada no Viveiro de Mudas Nativas, localizado na rua Osvaldo Bertames, 144, bairro Fazenda.

Os interessados em receber a doação devem residir em Itajaí e levar a própria sacola reutilizável ou algum recipiente para carregar as mudas. Cada morador poderá escolher até três mudas de árvores para plantar em casa, seja em área urbana ou rural.

Pitanga, bacupari, palmeira jerivá, grumixama, pau ferro, embiruçu, palmito juçara, anona, jabuticaba olho de boi, araçá vermelho, pata de vaca e gabiroba crespa são algumas das espécies disponíveis.

O morador também pode levar sementes para receber outra muda em troca. No momento, o Viveiro aceita as seguintes sementes: fruta do conde, ameixa Joinville, pitanga, jabuticaba, araçá-amarelo, graviola, aroeira e ingá-banana. Ficam de fora espécies exóticas, como laranja, limão, mamão, caqui, goiaba e carambola, visto que o local produz apenas espécies nativas.

Segundo o Instituto Cidade Sustentável (ICS), o plantio de árvores é uma forma importante de preservação do meio ambiente. As árvores auxiliam na purificação e umidade do ar, já que capturam gases tóxicos como o CO2 e devolvem o oxigênio à atmosfera. Além disso, oferecem sombra, alimentos e outros benefícios.

A ação é organizada pelo Instituto Cidade Sustentável (ICS), por meio da Diretoria de Gestão Ambiental como forma de preservar e incentivar a arborização de Itajaí.

_________

Viveiro de Mudas Nativas

Itajaí realiza Feira de Doação de Mudas na quarta-feira (17)