Facebook
Youtube
Instagram

Notícias

Coleta de lixo será ampliada para moradores de Itajaí

Data de inclusão: 29/01/2019 16:00

Quase 200 toneladas de lixo são recolhidas todos os dias em Itajaí. Para atender a demanda de todas as localidades do município, os serviços serão ampliados neste ano. A concessionária Ambiental Limpeza Urbana informa o incremento de 12,5% na capacidade de operação. A melhoria beneficiará tanto os moradores da área urbana, quanto da rural.

De acordo com a Ambiental, o objetivo é manter a qualidade do serviço diante da possibilidade de aumento da geração de resíduos, ocasionado pelo crescimento populacional e abertura de novos loteamentos em Itajaí, como o Residencial São Francisco de Assis. Por conta desta ampliação, os carnês da taxa de lixo sofrerão um reajuste de 7,5%.

A empresa informa que todos os meses, são recolhidas em média 5.600 toneladas de lixo, o equivalente a 186 toneladas por dia.

Além disso, a empresa precisou se adaptar à mudança da legislação, que isentou da cobrança garagens com matrículas individuais. Cerca de seis mil cadastros, o equivalente a 13% do total, deixam de contribuir. Com o reajuste, a concessionária garantirá os serviços de qualidade que já vem prestando ao município.

Com escalas para atender a comunidade 24h, a coleta dos resíduos é realizada três vezes por semana nos bairros e todos os dias na região central. O lixo é encaminhado para o aterro sanitário municipal.

Além da coleta dos resíduos comuns, existe a coleta seletiva em horário comercial de segunda a sábado, sendo uma vez por semana em cada bairro de Itajaí. Os lixos recicláveis são encaminhados para reaproveitamento na Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz Rio Itajai (Cooperfoz).

Aterro
A área total do aterro sanitário está compreendida em aproximadamente 30 hectares, na localidade da Canhanduba. No local, são realizados todos os procedimentos técnicos para recebimento e disposição dos resíduos, bem como tratamento do líquido percolado (chorume). Além disso, a Ambiental conta com uma usina para transformação do biogás em energia elétrica. 

Imagens relacionadas

Coleta de lixo será ampliada para moradores de Itajaí
Coleta de lixo será ampliada para moradores de Itajaí
Coleta de lixo será ampliada para moradores de Itajaí
Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí