Feira de Doação da Famai distribui quase 1500 mudas

Próxima ação ocorrerá nos dias 12 e 13 de fevereiro no Viveiro de Mudas Nativas
Data de inclusão: 17/01/2019 16:46

Na primeira Feira de Doação de Mudas de Árvores Nativas de 2019, que encerrou na quarta-feira (16), um total de 1437 unidades de árvores foram doadas à população. A espécie com mais retiradas no Viveiro de Mudas Nativas foi a do araçá vermelho, com 138 mudas. A próxima feira está agendada para os dias 12 e 13 de fevereiro, também no Viveiro, localizado na rua Osvaldo Bertames, 144, bairro Fazenda.

O araçá vermelho é encontrado no bioma Mata Atlântica, desde o Rio de Janeiro até Santa Catarina. Vive em ambientes úmidos e iluminados e chega ao estágio adulto entre dois e cinco anos, de acordo com o solo. O araçá floresce entre novembro e dezembro, dá frutos entre fevereiro e março e pode chegar aos seis metros de altura.

Depois do araçá vermelho, as mudas mais doadas foram as de pitanga (137) e cereja do Rio Grande (130). Além delas, o Viveiro disponibilizou mudas de araçá amarelo, goiaba mirim, jabuticaba, ipê-roxo, ipê-rosa, pata de vaca, nona, grumixama, gabiroba, ingá-banana e bacupari.

As mudas são preparadas por aproximadamente um ano até atingirem o tamanho ideal para doação. Após o recebimento da muda, o cidadão pode imediatamente realizar o plantio no local desejado.

A ação da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) visa incentivar a arborização em Itajaí, seja em área urbana ou rural.

Viveiro de Mudas Nativas

Feira de Doação da Famai distribui quase 1500 mudas