Itajaí discute ações sustentáveis no Fórum Municipal Lixo Zero

Cidade também realizará a Semana Lixo Zero, em outubro
Data de inclusão: 29/08/2018 16:53

Mais um passo para uma Itajaí mais sustentável foi dado. A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) realizou durante toda esta quarta-feira (29) o 1º Fórum Municipal Lixo Zero. Durante o evento foram apresentados casos realizados por entidades e pessoas preocupadas no destino dos resíduos. No mês de outubro, será realizado a Semana Lixo Zero.

“Itajaí firmou um compromisso com a Campanha mares Limpos das Organizações das Nações Unidas, o que se encaixa na parceria com a Lixo Zero para reduzir o lixo marinho e educação ambiental”, ressalta o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí, Victor Valente.

Entre as práticas ressalvadas no fórum está o trabalho do instrutor Ney Machado, que criou uma prancha com garrafas na Escola de Surf Amigos da Atalaia. O evento abordou também assuntos de limpeza de praias, redução e reuso, compostagem e campanhas iniciadas por meio das Políticas Públicas do município.

Para o prefeito de Itajaí Volnei Morastoni, o evento é importante para mobilizar todas as pessoas. “É o primeiro passo para nós tornarmos uma cidade lixo zero. Precisamos criar um movimento de baixo para cima com o apoio da comunidade”, reforçou.

Os alunos da Escola básica Antônio Ramos apresentaram o projeto Ebar Eco Barreira que reduz a quantidade de lixo que vai parar no rio Itajaí-Açu. A ideia prevê a construção de ecobarreiras feitas com materiais reciclados para flutuação, como garrafas pet e bombonas plásticas. Para cada ecobarreira, a estratégia dos alunos é criar um Ecoponto, onde deverão ser depositados os resíduos retirados da água.

Ainda durante a manhã, também foram apresentados projetos do Centro Educacional Professor Cacildo Romagnani (CAIC) e da Escola Professora Inês Cristofolini de Freitas. A primeira parte dos trabalhos foi encerrada com os responsáveis pelo projeto Somos do Mar e Associação de Surf das Praias de Itajaí.

No período da tarde, a Cooperfoz, Riciclavale e Recicla Ambiental abriram os painéis mostrando a importância da coleta seletiva. Entre os pontos levantados estão a contribuição ao meio ambiente e também manter os cooperados com trabalho.

No painel Compostagem foi apresentado o projeto Pequena Folha, da Univali e, na sequência, o sítio Panaceia. Por fim, teve a apresentação das políticas públicas com a Campanha Mares Limpos, da ONU, em que o município de Itajaí foi o primeiro a assinar a carta compromisso na América Latina; e o projeto de lei para proibir os canudos de plástico.

“É um grande prazer fazer parte desse evento muito importante para Itajaí. Acreditamos que ainda dá tempo de fazer uma cidade mais engajada no projeto. Para ter uma cidade lixo zero, precisamos ter uma casa lixo zero”, destaca a coordenadora da Lixo Zero Cidades, Roberta Ribas.

Itajaí discute ações sustentáveis no Fórum Municipal Lixo Zero