Famai realiza palestra sobre a importância da água para alunos da rede municipal

Data de inclusão: 23/03/2018 18:05

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), em parceria com a CEPSUL (Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul), realizaram nesta sexta-feira (23) a palestra “Uso Sustentável da Água”, na Escola Básica Padre Pedro Baron, no bairro Cordeiros. A atividade foi comandada pela Oceanógrafa Juliana de Oliveira e Silva (CEPSUL) durante a Fase Escolar da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que tem como tema “Cuidando do Brasil Cuidando das Águas”.

Já estão marcadas mais duas palestras com o mesmo tema nas escolas Professor Maria José Hulse Peixoto, no bairro Murta (26) e Mansueto Trés, no bairro São Vicente (27), durante a etapa escolar da conferência.

A proposta é conscientizar os estudantes quanto a preservação da água em todas as suas formas e fontes, sejam rios, lagos, mares e oceanos, que necessitam de atenção e cuidados. Qualquer ameaça a estes meios podem por em risco toda a vida em nosso planeta.

Segundo dados divulgados pela ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 40% da população mundial vivem com escassez de água, e aproximadamente 1,8 bilhão de pessoas consomem água de fontes não tratadas ou que põe em risco sua saúde.

A Conferência
São várias as etapas para participar da Conferência, que é promovida pelos Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA), que formam o órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA).
Os participantes devem realizar um diagnóstico da unidade escolar a partir do tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, com a elaboração de um projeto de ação: propostas de intervenção na escola sobre o tema Água.

A CNIJMA tem o objetivo de mobilizar a comunidade escolar, do 6º ao 9º ano, a desenvolver processos educativos sobre a dimensão socioambiental da água, com o fortalecimento da educação ambiental no ensino básico e melhora da relação ensino-aprendizagem. A proposta também é de estimular atitudes responsáveis e comprometidas com as questões locais e globais.
Famai