Facebook
Youtube
Instagram

Análise Espacial e Geoprocessamento

Analise Espacial e Geoprocessamento

Em todo processo de gestão ambiental há a necessidade do conhecimento detalhado do objeto de estudo, além disso, é fundamental que se faça o monitoramento contínuo dessas áreas. Para isso é essencial que se disponha de uma base cartográfica confiável e atualizada da área a ser avaliada. Tradicionalmente, essas informações eram registradas em documentos e mapas em papel, de fácil acesso e manipulação, mas que ofereciam alto grau de dificuldade para se elaborar análises integradas. Tal tipo de análise permite que os dados contidos nos diversos mapas e documentos sejam observados de forma conjunta, possibilitando entender seus inter-relacionamentos – o que é fundamental para dar suporte à decisão de um gestor público em diversas áreas, mas principalmente na gestão do território e crescimento urbano garantindo a qualidade do ambiente e equilíbrio no desenvolvimento econômico e social com aproveitamento mais racional dos recursos naturais disponíveis.

Desta forma, foi sistematizado e estruturado um banco de dados geoespacial ambientado em um Sistema de Informações Geográficas (SIG) para dar suporte à análise e tomadas de decisões na gestão ambiental do Município de Itajaí, exercida pela INIS.

As fontes vetoriais utilizadas nesse banco de dados (base cartográfica em meio digital) foram disponibilizadas pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão de Itajaí, referentes ao levantamento Aerofotogramétrico realizado na escala 1: 10. 000 do Município, executado pela empresa Aeroimagem no ano de 2007. Essa estrutura de banco de dados armazena todas as informações num mesmo sistema de projeção, SIRGAS 2000. Foram ainda adquiridos dados referentes ao meio físico de levantamentos realizados por órgãos federais e estaduais, em diferentes escalas de projeção.

A partir dos dados vetoriais e com base na legislação ambiental Federal, Estadual e Municipal, que norteiam o desenvolvimento das atividades da Fundação, foram geradas as áreas de proteção e de preservação ambiental do Município.

Estão sendo cadastradas as áreas licenciadas e em processo de licenciamento ambiental do período de 2010 ate a presente data, além das áreas averbadas como Reserva Legal.

 

Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí