Facebook
Youtube
Instagram

Notícias

Medida Compensatória garante proteção da restinga na Praia Brava

Termo de Compromisso prevê instalação de cercas
Data de inclusão: 24/08/2017 14:28

As dunas e restingas da Praia Brava, em Itajaí, ganharam importantes reforços para sua proteção. Além de placas recentemente instaladas pelo Município de Itajaí em áreas de vegetação intensamente pisoteadas, o que já contém o acesso de pedestres, agora, um Termo de Compromisso garante a instalação de pelo menos 440 metros de cerca para a proteção da restinga e da vegetação de dunas, ordenando assim o acesso à praia somente por passarelas.

A ação será custeada pela empresa Barra do Rio Terminal Portuário, em atendimento a um termo de compromisso assinado com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), como medida compensatória por uso de Áreas de Proteção Permanente – APP.

De acordo com o termo de compromisso, o reforço na proteção das dunas e restingas seguirá orientação da Famai e terá 120 dias de prazo para sua execução. As novas cercas substituirão as atuais, danificadas pelas ações do homem e do tempo, entre o ribeirão Ariribá e o ribeirão Cassino da Lagoa. O início dos trabalhos está previsto para os próximos 30 dias.

“A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos no início da temporada de verão, que é quando a necessidade de proteção das dunas e restingas da Praia Brava é mais intensa”, comenta Victor Silvestre, superintendente da FAMAI.

Segundo ele, proteger ambientes como as dunas e restingas da Praia Brava, é muito importante porque são abrigos naturais e áreas de alimentação e reprodução da fauna e flora local. Além disso, a faixa de vegetação protege a costa de eventuais ressacas, minimizando muitos prejuízos. 

______________________

Informações Adicionais

FAMAI

(47) 3348-8031

Imagens relacionadas

Medida Compensatória garante proteção da restinga na Praia Brava
Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí