Facebook
Youtube
Instagram

Projeto Orla Ordenada

Projeto Orla Ordenada

O processo de uso e ocupação das áreas costeiras, especialmente nas praias, vem elevando em um ritmo acelerado a pressão sobre os recursos naturais presentes na orla dos municípios litorâneos. Sem um ordenamento e gestão adequados, os impactos da má utilização destes espaços são sensivelmente agravados, causando prejuízos à biodiversidade, à paisagem e à satisfação dos usuários.

Ao mesmo tempo em que representa um importante espaço ecológico, em algumas praias como a Praia Brava em Itajaí, a vegetação fixadora de dunas dificulta o acesso das pessoas à faixa de areia e mar, um conflito que precisa ser administrado pelo poder público local. Neste sentido, a Prefeitura de Itajaí através da FAMAI propõe a implantação do Programa Orla Ordenada, inserido dentro das ações do projeto Orla de Itajaí, tendo sido apresentado e discutido durante as oficinas de elaboração do Plano de Gerenciamento Integrado da Orla de Itajaí – PGI.

O Programa Orla Ordenada prevê ações que visam garantir a proteção das áreas de restinga e espaços naturais adjacentes e viabilizar o uso, a segurança e a satisfação dos usuários da praia. São considerados nos projetos aspectos ambientais, paisagísticos, turísticos, de segurança, acessibilidade e mobilidade.
Ações previstas:

Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí